Confiança e Proteção em Dias de Medo

O Salmo 142 (leia o Salmo) é uma oração feita por Davi, enquanto ele se escondia numa caverna, fugindo do rei Saul que queria matá-lo. Em meio ao isolamento e medo da morte, Davi fez esta oração: “Eu clamo a Deus, o SENHOR, pedindo socorro; eu suplico que me ajude.” (Salmo 142.1). Hoje, o mundo inteiro se encontra numa situação semelhante. Pessoas estão isoladas em suas casas, com medo do covid-19, um inimigo invisível que está ameaçando nossas vidas.

É preciso deixar claro que, Davi, por mais que confiasse em Deus, não bancou o “valentão”, mas tomou as devidas precauções. Diante do risco que sua vida corria, diversas vezes fugiu para se esconder em lugares diferentes (1 Samuel 20-24). Da mesma forma, em meio à pandemia do Coronavírus, não devemos bancar os “valentões”, achando que a nossa fé em Deus nos deixará imunes ao vírus. É necessário que, a exemplo de Davi, tomemos as devidas precauções e cuidados, seguindo as orientações que as autoridades competentes têm divulgado: higienizar frequentemente as mãos, evitar sair de casa quando não há motivo, etc. Então, firmes e confiantes, orar a Deus e entregar nossa vida em Suas mãos.

Davi, mesmo tomando as precauções necessárias e confiando em Deus, ainda teve medo. Mas um medo prudente. Um medo que lhe ajudou a agir para a proteção da vida. E, no fim, Deus o livrou de seus inimigos. De igual forma, mesmo que nós tomemos todo o cuidado necessário (o que é importantíssimo) e confiemos em Deus, o medo também poderá nos afligir. Ter medo não é falta de fé. Até nos momentos de maior medo, poderemos ter a certeza de que Deus está conosco. Assim como Davi foi protegido, nós também estamos sendo protegidos deste inimigo que nos ameaça.

Não esqueçamos que Deus jamais nos abandonará. Para que nunca mais fôssemos desamparados, Deus abandonou seu único Filho, entregando-o à morte de cruz em nosso lugar. Jesus Cristo é a garantia de que Deus está conosco também em meio a essa pandemia. Além disso, a fé em Jesus nos dá a plena certeza de que, mesmo que algo venha a nos acontecer, estaremos com Cristo para todo sempre, o que incomparavelmente melhor (Filipenses 1.23). Com Jesus Cristo estaremos seguros e protegidos não apenas agora, mas para todo sempre.

Oração: Senhor Deus, assim como Davi, clamamos por socorro e ajuda. Protege e guarda-nos em meio à esta pandemia. Conforta-nos quando o medo nos afligir. Dá sabedoria e proteção a médicos e cientistas na busca por uma solução eficaz para este problema. Dá-nos responsabilidade e bom-senso para fazer o que nos compete, com amor e respeito. Acima de tudo, mantém-nos firmes na fé em Cristo, para que herdemos a vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.

 

Texto do Teologando Miguel Bergmann

Adaptação: Pastor Carlos Frank Ücker